Pneumologista Infantil: quando é hora de consultar com um especialista?

Nem sempre é fácil para pais e cuidadores saberem quando é o momento certo de levar uma criança ao pneumopediatra. Tosse, chiado, nariz trancado, roncos e infecções podem parecer comuns na infância, mas quando se repetem ou não melhoram, merecem uma avaliação especializada.

É comum que o primeiro contato da família seja com o pediatra, que acompanha a saúde da criança de forma global. No entanto, existem situações em que é indicado o acompanhamento com um especialista em pneumologia pediátrica — especialmente quando os sintomas respiratórios são frequentes.

Sinais de que você deve procurar um pneumologista pediátrico:
- Tosse persistente: que demora a passar ou que volta com frequência

- Tosse principalmente à noite ou ao correr e brincar.

- Chiado no peito: tanto o chiado grosso (como um ronco) quanto o fino (como um miado de gato) devem ser avaliados.

- Infecções respiratórias de repetição: pneumonia, bronquite, otite ou sinusite.

- Uso frequente de antibóticos para o pulmão ou de bombinhas: sem uma avaliação mais aprofundada, pode haver subdiagnóstico de asma ou outra condição respiratória crônica.

- Falta de ar ou cansaço fácil: em atividades simples, com respiração ofegante ou acelerada, prejudicando a criança para brincar ou fazer suas atividades.

- Rinite alérgica: obstrução nasal ou escorrendo com frequência, espirros frequentes, coceira no nariz e nos olhos, respiração pela boca.

- Laringite recorrente: tosse seca e com som metálico (como "tosse de cachorro").

- Alterações no sono: como sono agitado, roncos, pausas respiratórias ou acordar muito cansado.

- Prematuridade ou uso de oxigênio ao nascer: essas crianças devem ter o desenvolvimento pulmonar acompanhado de perto.

Não espere piorar para buscar ajuda.

É comum que as pessoas pensem que os sintomas respiratórios vão passar com o tempo. Mas é importante saber que crises repetidas, mesmo que leves, causam perda de função pulmonar a longo prazo. Quanto antes o acompanhamento especializado começa, maior a chance de controlar os sintomas e garantir uma vida mais ativa, tranquila e saudável para a criança.

Se você reconhece algum desses sinais no seu filho, agendar uma consulta com um pneumologista pediátrico pode ser o primeiro passo para respirar melhor em todos os sentidos.

📍 Atendo em Santa Maria – RS e por telemedicina para todo o Brasil.
💬 Agende uma consulta
por aqui.